Deputado estadual foi informado por pescadores sobre as mortes dos peixes no último final de semana

 

Membro efetivo da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), o deputado estadual Sebastião Santos usou a tribuna da Casa, na última terça-feira (22), para cobrar providências dos órgãos estaduais e federais sobre o teor do material divulgado por pescadores no último final de semana, sobre a morte de peixes no rio Turvo, entre as cidades de Onda Verde e Altair.

“Precisamos com urgência da utilização do uso do drone pela polícia. Estamos vivenciando inúmeras Áreas de Preservação Permanente sendo devastadas, destruídas e sem nenhum amparo ambiental. Temos diversas fotos para apresentar do ocorrido no final de semana, mostrando os peixes mortos no rio Turvo. Queremos providências das autoridades estaduais e federais para o combate dessa desastrosa ocorrência em nossos rios. Estaremos de olho e fiscalizando”, disse o parlamentar.

Equipes da Polícia Ambiental e da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) visitaram o local para recolher os peixes mortos e colher uma amostra da água para estudo e análise sobre os efeitos causados ao meio ambiente. Ainda, segundo técnicos da Cetesb, no sábado foi apontado uma baixa concentração de oxigênio na água. Já no domingo, a qualidade voltou ao normal.

Pescadores locais informaram sobre um cheiro muito forte de garapão (sobra da destilação da cana-de-açúcar), sendo constato no sábado (dia 17) e divulgado nas redes sociais imagens dos peixes mortos. Entre as espécies encontradas morta estão o piau, lambaria, cascudo e curimba.

Drones

O deputado Sebastião Santos é autor da lei nº16.380 / 2017, que dá autorização da utilização de drones para monitoramento e auxílio na fiscalização da Polícia Ambiental em todo o território do Estado de São Paulo. Principalmente em áreas dos rios estaduais, para fiscalização de locais de difícil acesso como matas fechadas, rios e estradas de terra.

 

Texto: Abrahão Hackme / Assessor de Imprensa – Deputado Estadual Sebastião Santos (Republicanos)

Related Posts