Reunião mensal com pré-candidatos pelo Republicanos recebe palestra do secretário João Farias
Reunião mensal com pré-candidatos pelo Republicanos recebe palestra do secretário João Farias

São Paulo (SP) – Foi realizada na noite desta terça (05), na sede do Republicanos Capital SP, mais uma reunião mensal com os pré-candidatos a vereador e vereadora da cidade de São Paulo. O evento contou com palestra do secretário municipal de Habitação, João Farias, e teve participação de cerca de 120 pessoas.

Com breve homenagem ao ex-secretário adjunto da Sehab-SP, Eduardo Debrassi, o Dudu, falecido no fim de outubro, a reunião foi aberta pelo presidente municipal do Republicanos, Marcos de Alcântara.

Com larga experiência na política, sendo quatro eleições disputadas e duas legislaturas como vereador em Araraquara, João Farias conta aos pré-candidatos que a política é um processo em construção.

“Os votos que vêm das urnas são o resultado do trabalho final”, explica o secretário, que ainda aponta quatro pilares fundamentais na construção do apoio político: a família, os parentes, os amigos e aqueles que estão mais próximos do possível candidato, como vizinhos e militantes de causas ligadas aos objetivos do postulante.

Para construir uma campanha, porém, só buscar votos e trabalhar pouco antes das eleições não é o bastante, conforme orienta Farias. Segundo ele, o candidato precisa ter capacidade de planejamento e foco.

“O vereador deve analisar seus objetivos principais e estreitar as bandeiras que vai defender. Porque quem faz um planejamento para a cidade como um todo é o candidato majoritário. E pra isso, precisa ter capacidade de diagnóstico”, diz.

Redes sociais e eleições

Nas últimas eleições e, principalmente, no pleito de 2018, as redes sociais foram peça-chave para muitos políticos. Com isso, muitos pré-candidatos acreditam que fazer campanha na internet é o mais importante nos dias atuais. Porém, João ressalta que a definição do voto surge pelo “tête-à-tête, olho no olho, trabalhar 24 horas por dia. Comitê bom é aquele que está vazio, porque quer dizer que as pessoas estão na rua trabalhando pelo voto”.

Durante a reunião, os pré-candidatos também puderam tirar suas dúvidas, entre as principais estavam as maneiras sobre como lidar com a descrença na personalidade de figuras políticas. E para o secretário, a resposta é simples: ser sincero com as pessoas e não praticar o radicalismo.

 

Por Flávio Ribeiro – ASCOM Republicanos Capital SP

Fotos: ASCOM Republicanos Capital SP