Deputado federal do Republicanos vai comandar o órgão de representação parlamentar dos países do Mercosul

 

O deputado federal Celso Russomanno, no Republicanos, assumiu no último dia 1º a presidência do Parlasul (Parlamento do Mercosul). O órgão conta com representantes do poder Legislativo dos países que compõem o bloco.

“A construção do Mercosul caminha para torná-lo mais eficiente e funcional à vida dos governos e dos povos da região. Este é o braço representativo de nossos povos e devemos implementar com eficácia os poderes de que já dispomos. Devemos estar mais presentes às demandas da população e que a integração não seja só econômica e comercial, mas também cultural e social, afirmou Russomanno.

O Parlasul é formado por representantes da Argentina, Bolívia, Brasil, Paraguai, Uruguai e Venezuela. Periodicamente, cada país realiza indicações ou eleições para seus representantes. A sede é em Montevidéu, capital do Uruguai. Mensalmente, os representantes desses países-membros se reúnem na cidade uruguaia para debater e votar suas propostas. 

O grupo foi criado oficialmente em 2006 e passou a se reunir em 2007. Seu presidente tem sido eleito entre os quatro países fundadores do Parlamento —  Argentina, o Brasil, o Paraguai e o Uruguai, que se revezam na presidência. 

Related Posts