Eleitores que não participaram do primeiro turno das eleições 2020 têm até esta quinta-feira (14) para comunicar a ausência

O podcast Fala Presidente – apresentado pelo presidente estadual do Republicanos SP, Sergio Fontellas – tem uma edição especial nesta quarta-feira (13) para uma informação importante: o fim do prazo para justificar a ausência nas eleições de 2020. Quem não pôde votar no primeiro turno tem até esta quinta-feira (14) para comunicar a Justiça eleitoral sem a imposição de multa.

Nas cidades em que houve segundo turno, o eleitor que não participou dessa segunda votação tem até o dia 28 para se justificar.

“A multa da justiça eleitora, de R$ 3,50, pode parecer pequena, mas os prejuízos de ficar em débito com a Justiça Eleitoral são enormes. A pessoa fica impedida, por exemplo, de prestar concurso público, renovar ou emitir passaporte e renovar matrícula em instituição pública de ensino”, explica o presidente estadual.

O dirigente ressalta, ainda, que a população não deve procurar os cartórios eleitorais. “Por conta da pandemia, a justificativa deve ser feita online. Seja por meio do aplicativo E-Título ou do site da Justiça Eleitoral”, completa.

A edição especial do Fala Presidente está disponível, na íntegra, na plataforma de streaming SoundCloud.

Related Posts