Limeira (SP) – No último dia 27 de fevereiro, na Câmara Municipal de Limeira, o coordenador regional do Republicanos, Nilton Santos, se reuniu com presidentes das Executivas provisórias das cidades de Limeira, Rio Claro, Piracicaba, Santa Barbara do Oeste, Santa Gertrudes, Cordeirópolis, Ipeúna, Pirassununga, Rio das Pedras, Charqueada, Analândia e Engenheiro Coelho. A legenda possui pré-candidaturas a prefeito em municípios da região coordenada por Nilton. 

De acordo com o coordenador, as reuniões são fundamentais para acompanhar e contribuir com a preparação dos diretórios municipais para as eleições que acontecem em outubro deste ano. “Estamos organizando o Republicanos para as eleições que estão se aproximando, para que a gente possa consolidar um projeto do partido para os municípios, fazendo um diálogo intenso com os diretórios municipais e com as nossas lideranças. Temos pré-candidaturas em algumas cidades sob nossa coordenação e vamos analisar cada município para consolidar a participação do partido, dialogando com os partidos da base aliada, que estiveram conosco nas últimas eleições”, afirmou Nilton Santos.

Nilton reconheceu que as regras atuais para as eleições municipais, sobretudo pelo fim das coligações para vereadores, é um elemento dificultador. Mas pediu energia e disposição dos diretórios na construção de candidaturas e de chapas competitivas.

Foi ressaltada a importância do fortalecimento dos movimentos dos jovens e das mulheres. Ele fez alertas a respeito do espaço reservado para mulheres nas chapas de vereadores e pediu que, quando possível, ultrapassar a cota de 30%. “Esse é o ideal”, afirmou.

Alguns tópicos discutidos com os presidentes:

 I – Ficar atento aos prazos relacionados ao período eleitoral e prestação de contas;

II – É imprescindível organizar chapa completa de vereadores (homens e mulheres), além de constituir o Mulheres Republicanas;

III –  Atenção especial com as novas regras que passam a vigorar nas eleições de 2020;

IV – A eleição municipal de 2020 terá um grande apelo das mídias digitais. Orientar os candidatos para a capacitação aos trabalhos com Facebook, Twitter e Whatsapp é fundamental;

V – Nos eventos do Mulheres Republicanas, os presidentes devem organizar e motivar suas filiadas, a fim de as mesmas participem com frequência dos eventos. Na ocasião, Nilton agradeceu a presença da coordenadora regional Brígida Pinatti Amatte, que discorreu sobre a importância da participação das mulheres na política. 

Por fim, Nilton agradeceu a presença de todos e disse estar confiante no crescimento do Republicanos na região coordenada.  “Não há outra palavra a dizer se não um muito obrigado pela confiança”, disse, ao parabenizar o comparecimento em massa na reunião e citar o fortalecimento do Republicanos nos municípios presentes na reunião.

Texto e fotos: Gabinete Parlamentar

Edição: ASCOM Republicanos SP