Denuncie: violência sexual contra crianças e adolescentes é crime


 
A data de hoje (18/05) é marcada pelo Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.
De acordo com números divulgados em maio deste ano pelo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, crianças e adolescentes são vítimas em mais de 76 mil denúncias recebidas pelo Disque 100, canal de denúncia de violação de direitos humanos. Das  76.216 denúncias envolvendo crianças e adolescentes, 17.093 foram referentes à violência sexual.
Na Câmara dos Deputados, os Republicanos  apoiam o combate à violência sexual por meio da Bancada da Frente Parlamentar Contra o Abuso Sexual de Crianças e Adolescentes onde são  apresentados projetos relacionados a causa, realizados reuniões e seminários, como o Requerimento 301/2019, que discutiu, em seminário, o “Abuso Sexual Infantil e a Família” para encontrar soluções contra a incidência de crimes de abuso sexual infantil dentro da família.
É a prevenção uma das melhores formas de enfrentar o problema e você pode colaborar: informe as crianças e adolescentes, converse nas escolas, nas famílias e nos locais de sua convivência. Saber que o problema existe é uma forma de proteção, que pode aumentar as denúncias e a responsabilização dos agressores.
É papel de toda a sociedade proteger crianças e adolescentes contra qualquer tipo de violência. Em caso de qualquer suspeita de uma situação de abuso ou exploração sexual de crianças e adolescentes, denuncie pelo Disque 100.
*Maria Rosas é deputada federal pelo Republicanos São Paulo e secretária estadual do Mulheres Republicanas SP